Caldeira HRX Max
A Caldeira Burntech HRX Max é a melhor caldeira flamotubular do mercado. A forma construtiva dela oferece a melhor produção de vapor, sempre com eficiência e ótimo custo-benefício.
Diferenciais
O novo modelo de caldeira da Burntech possui vários diferenciais. Inicialmente, vale ressaltar que ele usa o já consagrado sistema de grelha WVT fixa/móvel, de combustão pirolítica, que é uma tecnologia adquirida da Alemanha em 1986.
Além disso, essa caldeira é reconhecida por apresentar grande capacidade de queimar resíduos de biomassa de baixa qualidade com umidade de até 60% (BU) e PCI da ordem de 1450 kcal/kg, com a eficiência da queima, na maioria dos casos, ultrapassando 98%.
Os equipamentos Burntech são fabricados em conformidade com código ASME (American Society of Mechanical Engineers) em edição vigente e atendem aos requisitos da NR-13.
Características Gerais
Características gerais da Caldeira Flamotubular HRX Max
Quando comparada às outras caldeiras disponíveis no mercado brasileiro, a Caldeira HRX Max, do tipo flamotubular, apresenta as melhores características:
- Alta disponibilidade anual, além de maior segurança durante o trabalho.
- Capacidade produtiva de vapor de 3 t/h a 35 t/h.
- Pressão de operação de até 25 bar (a).
- Suporta temperatura do vapor de até 360 °C.
- Capacidade de operação de até 110% da carga por longos períodos, sem qualquer dano ou prejuízo ao equipamento.
- Capacidade de pico de 120% da carga.
- Rendimento médio de 86%.
- Construída de uma forma que garante menor desgaste em todo o conjunto.
- Caldeira com a melhor eficiência de queima do mercado, acima de 98%.
- Possui design fluidodinâmico. Esse avanço eliminou, de maneira inovadora, os pontos de acúmulo de cinzas nesse modelo de fornalha.
- Não necessita de parada para limpeza das cinzas e de material particulado.
- Fornalha horizontal com câmara de combustão de maior volume e mais refratária.
- Maior temperatura e mais tempo para as reações da combustão, garantindo ainda menos emissões pelo ganho na eficiência da queima.
- Tempo de residência dos gases na fornalha maior que 3 segundos.
- Cálculo da área de troca da fornalha considerando apenas área plana em projeção.
- Tambor de vapor com dois passes de gases e com velocidade adequada para evitar a erosão dos tubos de chama.
- Preaquecedor de ar com fluxo ar/gás paralelo com bypass proporcional automático.
Esse avanço garante boa temperatura de metal fora da faixa de condensação e evita o ponto de orvalho de enxofre, mesmo com a caldeira em baixa carga ou queimando combustível extremamente seco.
Vantagens das caldeiras flamotubulares
A caldeira flamotubular apresenta diversas vantagens que indicam a importância dela para processos industriais. Entre as principais vantagens desse modelo de caldeira, merecem destaque:
- As caldeiras flamotubulares são mais compactas, exigindo menor espaço para instalação.
- Ideais para processos cuja necessidade de pressão e temperatura são relativamente menores.
- Podem ser abastecidas com uma grande variedade de combustíveis, inclusive a biomassa, que vem ganhando bastante importância nos últimos anos.
- O investimento inicial é menor devido à construção mais fácil.
- Dispensam obras civis mais onerosas, pois são geralmente construídas no nível zero.
- Atendem com eficiência à demanda energética da maioria dos processos em pequenas e médias empresas.
- Ótimo custo-benefício, já que o investimento, implantação, operação, manutenção e inspeção são mais acessíveis.
Biomassa: o combustível ideal para caldeiras flamotubulares
No ambiente industrial, a busca pela sustentabilidade tem ganhado cada vez mais espaço na agenda estratégica de variados segmentos.
Essa visão garante o crescimento e a manutenção do setor, que precisa ser cada vez mais consciente com a preservação dos recursos naturais, principalmente diante da exigência do mercado consumidor.
Assim, optar por uma caldeira flamotubular alimentada com biomassa é uma estratégia que, além de aumentar a eficiência energética, ajuda a evitar a emissão de elevados níveis de poluição, otimizando o consumo.
Entre os muitos benefícios obtidos com o uso de uma caldeira flamotubular, vale citar como mais importantes:
- Redução da emissão de gases de efeito estufa, principalmente dióxido de enxofre e dióxido de carbono.
- A geração energética ocorrerá com o uso de combustíveis renováveis, limpos e sustentáveis.
- As cinzas lançadas ao meio ambiente são menos agressivas, principalmente quando comparadas aos combustíveis fósseis.
- Permite o reaproveitamento de variados resíduos, impedindo que tenham destinos indesejáveis.
- Permite ganhos em eficiência energética, otimizando a geração de energia da indústria.
Além disso, o Brasil é privilegiado na oferta de biomassa. Nosso território possui um imenso potencial nesse aspecto, principalmente devido à possibilidade de adoção de diferentes formas de biomassas como combustível: biomassa florestal, agrícola, resíduos urbanos e industriais.
Então, com o objetivo de oferecer uma das melhores caldeiras flamotubulares do mercado, a Burntech tem em seu portfólio a Caldeira Burntech HRX Max. Ela é o que existe de mais moderno e eficiente em caldeiras flamotubulares para o mercado nacional.
Caldeira Burntech HRX Max: baixo custo e acessível às necessidades da sua empresa
A Caldeira Flamotubular HRX Max é o mais tradicional modelo original da Burntech. Ela é a evolução do modelo original de fornalha horizontal e possui dois passes de gases na parte flamotubular. Possui ainda grelha fixa/móvel de tecnologia alemã WVT Wirtschaftliche Verbrennungs-Technik GmbH.
Desenvolvido em 1996 e tradicionalmente produzido até 2019, o modelo original de fornalha horizontal impactou o mercado da biomassa como combustível no início da década de 2000.
Estava, então, acessível à indústria brasileira uma solução de baixo custo, aplicável também em pequenas caldeiras e capaz de queimar combustíveis com umidade de até 60% e de PCI da ordem de 1500 kcal/kg, além de eficiência de queima superável à 99%.
2020: Surge um novo modelo da Caldeira Burntech
Em 2020, a Burntech concluiu um estudo que abrangeu dados dos 23 anos de experiência com o modelo original e com as variantes dele.
Esse estudo culminou em um grande upgrade que consolidou os pontos fortes e eliminou desvantagens do projeto original, como a limpeza manual a quente, que era danosa e até perigosa.
Esse é um problema que não é mais aceitável frente às novas normas e práticas de segurança no trabalho. Por isso, foi eliminado no novo modelo.
Nascia então, a moderna e eficiente Caldeira HRX Max da Burntech.
A principal mudança é resultado de análises em CFD (computational fluid dynamics), que permitiram aperfeiçoar a tradicional câmara de combustão reversa, implementada em 2002, cujos benefícios em prol das baixas emissões foram marcantes.
Porém, o desenho característico da época causava, em alguns casos, o acúmulo de cinzas na câmara pós-queima da caldeira, obrigando a realização de paradas para limpeza.
Com o novo arranjo desenvolvido em CFD, isso foi completamente sanado, resultando em uma caldeira que não necessita de paradas para limpeza, além de manter todos os benefícios das baixas emissões do projeto original.
Segmentos de aplicação da HRX Max
São muitos os segmentos industriais que dependem de uma boa caldeira flamotubular, como a HRX Max, para gerar vapor e energia para seus diferentes processos. Entre esses segmentos, os mais representativos são:
- Indústria madeireira
Na indústria que realiza o beneficiamento da madeira, a Caldeira HRX Max será utilizada para fornecer calor necessário para as estufas de secagem.
Na indústria madeireira, o processo de secagem de madeira é essencial para que as toras atinjam a umidade esperada e sejam posteriormente transformadas em madeira serrada, placas, compensados e laminados.
O vapor gerado por uma boa caldeira garantirá que a umidade da madeira seja mínima, elevando a qualidade e a durabilidade do produto final.
- Indústria de laticínios
Os laticínios representam outro setor que também depende do vapor gerado por uma caldeira flamotubular. Assim, caberá a esse equipamento proporcionar o suprimento de vapor de água em pressão superior à atmosférica, algo essencial para o laticínio.
Na indústria de laticínios, o vapor e o calor gerados são utilizados nas etapas mais importantes do processamento do leite. É o caso da pasteurização, da esterilização de recipientes, da fabricação de creme de leite e da fermentação (responsável pela produção de queijos, iogurtes e requeijões).
A caldeira também oferece vapor para o aquecimento de tanques de água, além de contribuir para a limpeza das dependências.
- Indústria frigorífica
Assim como ocorre na indústria de laticínios, a Caldeira HRX Max é essencial em qualquer frigorífico. Ela gera vapor para uso em praticamente todas as áreas do segmento.
Na sala de abate, por exemplo, o vapor gerado pela caldeira fornece água quente, utilizada para promover a higienização das mãos e, ainda, esterilizar utensílios.
A graxaria é outro setor dos frigoríficos que depende do uso do vapor. Ele é utilizado nos digestores responsáveis pelo cozimento dos produtos. A limpeza geral das dependências também depende do vapor gerado pelas caldeiras, garantindo uma limpeza muito mais eficiente e higiênica.
- Indústria de petróleo e derivados
Na indústria do petróleo há a necessidade do aquecimento das tubulações e reservatórios de óleo. Isso permite que ele flua livremente e proporcione uma boa combustão. Assim, para ocorrer o aquecimento, o uso da Caldeira HRX Max é uma excelente opção, além de uma necessidade.
- Indústria têxtil
As indústrias de tecido necessitam de grande quantidade de vapor. Ele é usado para realizar o aquecimento de grandes quantidades de água, utilizada para alvejar e tingir tecidos.
Nessa indústria, o vapor também é utilizado para a realização da secagem das peças em estufas.
- Indústria de alimentos
Dentro da indústria de alimentos, a Caldeira HRX Max é utilizada no processo térmico de inúmeras atividades, como cozimento, esterilização, pasteurização, entre outras.