Caldeira Aquatubular Aqua - Max 316 Type

A Caldeira Aquatubular Aqua Max 316 type da Burntech é a melhor caldeira do mercado brasileiro, garantindo grandes produções de vapor, sempre com a mais alta eficiência.

Diferenciais da Burntech Aqua Max 316 type

O modelo Burntech Aqua Max 316 type é a melhor caldeira aquatubular do mercado. Muitos dos seus diferenciais construtivos comprovam isso, principalmente na fornalha, no preaquecedor de ar e em demais características técnicas.

 

Fornalha garante maior tempo de residência dos gases 

A fornalha da Caldeira Aquatubular Burntech 316 type é dimensionada para garantir que o tempo de residência dos gases (em temperaturas acima de 750 °C) seja maior que 7,5 segundos. 

Ao comparar esse valor ao das fornalhas de outras caldeiras atuais, cujo tempo de residência é da grandeza de 3,5 segundos, podemos afirmar que a Burntech 316 type possui uma das fornalhas com maior volume específico em nível mundial, mostrando toda a qualidade do projeto dela.

Na prática, isso se reflete em combustão completa, baixas emissões e baixas temperaturas na saída da fornalha, resultando em aumento da vida útil dos superaquecedores e feixes convectivos. 

 

Arranjos termodinâmicos garantem a máxima temperatura do metal dos superaquecedores

 

Outro grande diferencial da Caldeira Aquatubular Aqua Max 316 type é o arranjo termodinâmico que garante que a máxima temperatura do metal dos superaquecedores seja, apenas, 5 °C maior que a temperatura do vapor superaquecido.

Tal característica elimina problemas intrínsecos à alta temperatura de metal desse componente vital. 

Economizadores e preaquecedores de ar alojados em cavidades na fornalha, após o evaporador principal, possibilitaram à Aqua Max 316 type dispensar dezenas de metros de dutos de gases. Normalmente, esses gases estariam expostos à corrosão devido ao enxofre presente na maioria das biomassas. 

 

Preaquecedor de ar

 

O preaquecedor de ar da Caldeira Aquatubular da Burntech valeu-se de um apurado estudo termodinâmico para resolver o problema grave relacionado às ocorrências de corrosão, que afetam os tubos desse componente nas atuais caldeiras a biomassa. 

 
Economizador de tubo liso

 

Outro diferencial é o economizador de tubos lisos dessa caldeira aquatubular. São duas opções que garantem que a superfície esteja sempre isenta de depósitos de cinzas causadores de ineficiência, corrosão e restrição do fluxo dos gases. 

A primeira opção é um silo com dosadores helicoidais (roscas) de baixíssima rotação, altíssimo torque e grande diâmetro, construídos em aço de grande espessura (maior que 16 milímetros), garantido durabilidade e confiabilidade inigualáveis. 

Essas “roscas” cobrem completamente o fundo do silo, eliminando qualquer ponto de apoio que possa ser base para a formação das chamadas “cavernas”. 

A segunda opção é um silo com dosadores tipo gaveta, com acionamento por pistões hidráulicos com força de avanço de 32 toneladas cada, construídos em aço de grande espessura (maior que 16 milímetros). Isso garante que nenhum detrito cause quebra ou parada no funcionamento. 

 
Possui ventiladores sempre bem dimensionados

 

A Caldeira Burntech Aqua Max 316 type vem equipada com excelentes ventiladores. Eles são adquiridos de fabricantes especializados e que garantem a mais alta qualidade e eficiência. 

Esses ventiladores são superdimensionados de modo a garantir alta capacidade em retomadas e em picos de consumo de vapor. 

Características Gerais

Quando comparada às outras caldeiras disponíveis no mercado brasileiro, a Caldeira Aquatubular Aqua Max 316 type da Burntech apresenta as melhores características:

  • Alta capacidade na produção de vapor, gerando de 10 t/h a 250 t/h. 
  • Elevada pressão de operação, podendo chegar a 67 bar (a).
  • Suporta alta temperatura do vapor, chegando a 520 °C.
  • Capacidade de operação de até 110% da carga por longos períodos, sem causar dano ou prejuízo ao equipamento.
  • Capacidade de pico de 140% da carga.
  • Rendimento maior que 87%.
  • Estrutura compacta, utilizando até 50% menos espaço físico para instalação quando comparada aos modelos tradicionais.
  • Exige baixa manutenção. Consequentemente, garante alta disponibilidade anual e total segurança no trabalho.
  • Há a ocorrência de menores desgastes em todo o conjunto.
  • Design fluidodinâmico desenvolvido para que não existam pontos de acúmulo de cinzas.
  • Não necessita de parada para limpeza das cinzas e de material particulado.
  • Menor consumo de biomassa.
  • Maior fornalha vertical do mercado, com uma grande área de cobertura de refratário e de um passe de gases.
  • Tempo de residência dos gases na fornalha maior que 7,5 segundos. Em caldeiras tradicionais, esse tempo chega a apenas 3,5 segundos.
  • Fornalha com passe ascendente de baixíssima velocidade e baixo arraste.
  • Maior capacidade produtiva e garantia de retomadas mais rápidas.

Esses são apenas alguns dos detalhes, características e diferenciais que fazem da Caldeira Burntech Aqua Max 316 type a melhor caldeira aquatubular a biomassa do mercado brasileiro.

Galeria de fotos:

Vantagens das caldeiras aquatubulares

Pelas suas características construtivas e seu projeto moderno, a caldeira aquatubular apresenta muitas vantagens em comparação com os modelos flamotubulares. Tais vantagens estimulam a adoção desses equipamentos em processos específicos.

Entre as muitas vantagens da caldeira aquatubular, as mais importantes são:

  • Ampla capacidade de produção de grandes volumes de vapor em processos com maior demanda.
  • Capacidade em trabalhar sempre sob altas pressões, sem grandes problemas.
  • Maior taxa de produção de vapor por unidade de área de transferência de calor.
  • Possibilidade de suportar e gerar elevadas temperaturas.
  • Possibilidade de uso de grande variedade de combustíveis, inclusive as diferentes formas de biomassa que possuem muitas características positivas.
  • Simplificação na limpeza dos tubos, com a possibilidade de esse processo ser realizado de forma automática.
  • Maior durabilidade do equipamento. O tempo de vida de uma caldeira aquatubular é elevado, podendo facilmente chegar até 30 anos. Para isso, basta investir em uma boa manutenção, um bom manuseio e limpezas programadas.

Biomassa: o combustível de modernas caldeiras aquatubulares

No ambiente industrial, uma gestão baseada em ações sustentáveis tem ganhado espaço na agenda estratégica de grandes empresas. 

Essa visão garante o crescimento e a manutenção do setor em um mercado cada vez mais consciente e exigente em relação à preservação dos recursos naturais. Com isso, mesmo em grandes projetos, a caldeira aquatubular movida a biomassa vem ganhando bastante espaço dentro da indústria.

Optar por uma caldeira aquatubular movida a biomassa é uma estratégia para aumentar a eficiência energética, permitindo gerar mais (ou o mesmo volume) de vapor e energia, mas sem que isso eleve a ocorrência de poluição, otimizando o consumo.

Assim, entre os muitos benefícios obtidos com o uso de uma caldeira aquatubular a biomassa em grandes projetos, vale citar como mais importantes:

  • Redução da emissão de gases de efeito estufa, principalmente dióxido de enxofre e dióxido de carbono.
  • A geração energética ocorrerá com o uso de combustíveis renováveis, limpos e sustentáveis.
  • As cinzas lançadas ao meio ambiente são menos agressivas, principalmente quando comparadas aos combustíveis fósseis.
  • Permite o reaproveitamento de variados resíduos, impedindo que tenham destinos indesejáveis ou incorretos.
  • Permite uma elevada eficiência energética, otimizando a geração energética da indústria.

Além disso, o Brasil é privilegiado no âmbito da oferta de biomassa. Nosso território possui um imenso potencial nesse aspecto, principalmente devido à possibilidade de adoção de diferentes formas de biomassas como combustível: biomassa florestal, biomassa agrícola e resíduos urbanos e industriais.

Segmentos que mais utilizam caldeiras aquatubulares

Devido à capacidade de suportar altas pressões e temperaturas, além de oferecer maior eficiência na produção de vapor, a caldeira aquatubular é utilizada principalmente na geração energética de grandes projetos, representados em especial pelas termelétricas.

Termelétricas são segmentos industriais que exigem uma grande capacidade de produção energética, sobretudo quando o vapor produzido for utilizado para mais de um fim.

Então, com o objetivo de oferecer a melhor caldeira aquatubular do mercado, a Burntech tem em seu portfólio a Caldeira Burntech Aqua Max 316 type. Ela é o que existe de mais moderno e eficiente em caldeiras aquatubulares. 

pt_BRPortuguês do Brasil